segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Saiba como corrigir a restituição do IR neste ano se você caiu na malha fina


Quem não recebeu a restituição no último lote, depositado no dia 15 de dezembro, certamente ficou na malha fina. Para saber se sua declaração foi retida, é preciso gerar um código de acesso no site da Receita. Para isso, é necessário ter em mãos o número do seu CPF e do recibo das duas últimas declarações.
Com esse código, será possível acessar o “Extrato da Declaração do Imposto de Renda Física”, no site da Receita, que informa que o problema ocorreu na sua declaração.

De acordo com a Receita, se você entrou nessa lista, não precisa se assustar, porque algumas questões são de simples solução e podem ser resolvidas pela internet, por meio de uma declaração retificadora.

A Receita informou que 700 mil declarações ficaram retidas na malha fina em 2010 - contra 1 milhão no ano passado. Segundo o Fisco, o motivo da redução está relacionado à disponibilização de ferramentas que permitem com que o contribuinte consiga corrigir a declaração, mesmo depois de ter enviado à Receita.

Muitas declarações caem na malha fina por divergências de informações que podem ser causadas por um simples erro de digitação, pela falta de algum rendimento ou por causa de um número errado do CPF casos que podem ser resolvidos com a retificação.
Entretanto, se o problema identificado pela Receita é referente a valores declarados, como, por exemplo, uma consulta médica considerada muito cara, é preciso aguardar uma notificação. Neste caso, o contribuinte deverá agendar uma visita a uma agência da Receita Federal a partir de janeiro.

Na véspera do agendamento, o contribuinte que fizer o cadastro do número do telefone receberá um "lembrete do agendamento", via mensagem SMS (celular). Após a entrega dos documentos, na data agendada, não será mais permitido retificar a declaração. O acompanhamento do resultado da solicitação poderá ser feito pelo site da Receita.

Sobre a restituição
Para ter direito à restituição, o contribuinte deve ter entregado a declaração do Imposto de Renda, com as informações sobre os seus rendimentos ao longo do ano.  A Receita Federal calcula quanto o contribuinte recebeu em rendimentos e quanto pagou em impostos. O valor que ultrapassa a base de cálculo do imposto, que é definida por meio da tabela progressiva, é devolvido ao contribuinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário